Um passo importante depois de fazermos um setup do Laravel (instalar o lamp2, por exemplo) é pedir ao composer para trazer a base do Laravel e suas dependências, podemos fazer assim:
composer create-project laravel/laravel nomeDoMeuProjeto
O comando acima pede ao composer que vá nos packages e traga a base do Laravel com suas respectivas dependências e vai jogar esses arquivos na pasta “nomeDoMeuProjeto”.
Um ponto extra aqui é que o Laravel em janeiro de 2023 está em sua versão 9.48 e as vezes você quer forçar o Laravel a ser instalado pelo composer em sua versão 9, para isso basta rodar:
composer create-project laravel/laravel pastaDoMeuProjeto ^9
Antes de prosseguir precisamos ver se está tudo ok com nosso “artesão”, para isso basta rodarmos:
artisan test OU php artisan test, a resposta tem que ser bem parecida com a de baixo:
Depois de instalar o Laravel (baixar pelo composer), ao entrar na pasta dele via terminal, para rodar no apache não precisa de nada caso esteja instalando seguindo o how to do site, do contrário assim como php -S nos fornece um server o laravel tem isso com bastante funcionalidade embutida, para isso rode
php artisan serve
Dá para passar parâmetros, por exemplo
artisan serve –host=0.0.0.0 –port=8000
isso acima vai levantar para rodar na porta 8000.
Isso dá um serviço funcional para testes de suas aplicações. (evitando, por exemplo, a instalação de um apache/nginx/litespeed/iis e etc…)
Esse comando tem que exibir uma página corretamente, como tenho apache instalado eu não preciso informar 8000 na porta da url, mas ele traz a página padrão do Laravel:
Essa página tem a ROTA padrão. Para entrarmos dentro dela e operar dentro dela podemos mexer nas rotas. O seu deve ficar em /caminho/do/laravel/routes.
Nessa pasta de ROTAS do ponto de entrada da aplicação você pode entrar em web.php
Dentro dele veremos namespaces importantes no começo, no entanto temos que nos ater as rotas padrões de nossa aplicação que pode aceitar funções anônimas ou até mesmo classes como argumentos seguidas de um método (action) desejada. Inicialmente iremos focar em dar uma resposta básica a nossa aplicação, neste caso:
Quando usamos Route::get, esse método estático nos pede argumentos, neste caso eu disse que no /littleoak ele me desse um retorno de LITTLEOAK.com.br. Abaixo o resultado:
Pronto! Com isso terminamos nossa introdução a rotas do Laravel 9x, nos próximos artigos vamos criar controllers + models + views e instalar o bootstrap através do LaravelMix em cima do nodejs <3.