Bom, é com motivo de muita alegria que o game no qual fiz parte do desenvolvimento foi parar na capa da Google.
SIMMMMMM, está lá estampadasso.
O jogo que desenvolvi (fiz parte do core de desenvolvimento) é o Magic Master -> https://play.google.com/store/apps/details?id=air.com.mopixgames.magicmaster&hl=en
Mas como cheguei lá e como é o resultado disto?
Você pode estar se perguntando:
Como faço para meu jogo ir para capa da Google Play?
Antes de mais nada quero agradecer a Deus por ter feito parte desse projeto chamado Magic Master.
Eu não comecei a desenvolver ele do zero, muito pelo contrário, eu entrei no projeto quando o mesmo estava em andamento e teve uma baixa no core de desenvolvimento, me levando a ser o main dev do game. A empresa na qual presto serviço até a data deste post é a MOPIX (Mopix Games) de Belo Horizonte (MG). (http://www.mopix.com.br/)
O jogo é um tower defense que foi desenvolvido por 3 anos. É um jogo que tem um design diferenciado (Raoni Dorim é o artista) + uma equipe forte de animação e etc. O jogo foi para o CoreLabs (aceleradora de nível mundial) e recebeu bastante investimento.
Vamos aos pontos do que é estar na capa do Google? Ok, vamos lá!
1 – Downloads
Parece que não é tão importante estar na capa do Google, mas é, é sim, é MUITO :).
Os downloads do game que eram algo em torno de (no máximo) 50/100 por dia passaram para 2000 ao dia. É um ganho de 1000%, isso atrai mais players e consequentemente coloca mais in-app purchases em crescimento.
ATUALIZADO O POST!!!
Neste exato momento (horas após a publicação deste post) estamos em 4000 downloads / dia e subindo! YEAHH!
2 – Portifólio
Não é simples chegar lá, a jornada é forte, mas a compensação de ser destaque ali denota o quão refinado é o processo para chegar até ali. Em Minas Gerais apenas 2 empresas conseguiram tal feito, a Mopix e outra empresa. Sem dúvidas é uma coroação que recebi sem precedentes (e jamais esperei por isso mesmo sendo formado em gamedev).
3 – O processo (como chegar lá)
Bom, estar ali é extremamente sofrido, parece que não, mas é!
Para estar ali o seu game precisa de:
- Feedback de touch (em tudo que tem button effect),
- Pause funcionando redondamente (e não só o pause, como o pause sob HOME/Back/Lock buttons do android [botões físicos do android]),
- No Retorno ao game pós HOME button, Back button, Lock Button o jogo deve exibir o menu de pause (hard hein???),
- Design de certa forma atraente,
- Gameplay de certa forma atraente,
- Adequar seu código ao sdk da Google mais recente possível (mínimo hoje é o 26, que corresponde ao android 8),
- Se ele realmente precisa de sleep, deve usar Dozen da Google na API level 26,
- Não deixe bugs no game, parece claro isso, mas lá é obrigação, bugs são requests para ontem,
- O feedback de touch é bastante estressante de se lidar :(,
- O sdk 26 exige muito mais dos programadores, principalmente por causa das permissions (que se dividem em permissões perigosas e permissões normais). <— cuidado!
Não é uma tarefa simples e fácil, se observar a documentação da Google é extremamente pesado.
Adequando todo seu game aos pontos acima você pode entrar em contato com o representante BR ou da América Latina da Googleplay solicitando a feature do seu jogo.
Não vou detalhar tanto os procedimentos e etc porque um post seria pequeno demais para isto.
Obrigado a todos envolvidos.
Parabéns… jogo ficou show.
Cara, parabéns pelo feito. Fico super feliz de ver os avanços dos meus colegas de academia (facul haha :D).
Nem sabia que tu tava nessa jornada no Magic Master, na Mopix, mas bom saber qu e deu um resultado tão bom.
Curioso para ver o que vai sair no seu próximo projeto.
Abraços parsa 😉
Obrigado mr anderson, tu sabes o respeito que tenho por ti.
Desejo que Deus te abençoe fortemente, bro, vamos que vamos.
Quanto aos próximos projetos, tenho 3 na agulha, mas só Deus sabe quando haverá release :).
Valeu meu brother! Tamos Together!
Tamo together diegão!