Bom, serei o mais objetivo possível, ok?
Meu setup será descrito logo abaixo e o tweak para resolver também.
My Desk:
Mac OSX HighSierra 10.13.2,
8 GB ram,
Core2duo,
SSD 120gb Vertex 3 OCZ,
Unity 2017.1.1f1 personal 64bt.
Passo 1 (step 1):
Baixe o Android Studio (sim, o sdk vem nele, essa conversa de gamb de SDK não existe, precisa baixar e o bicho é grande, 700mb+, baixe aqui:
https://developer.android.com/studio/index.html
Depois de baixar e instalar (instalei default) você deve abrir ele e dizer que não tem instalação anterior, apenas um novo WORKSTATION. (nova instalação, sem importação de NADA).
Passo 2 (step 2):
No mesmo link de download do studio existe uma parte de ferramentas de CLI, você deve baixar a CLI do seu SO (pode ser windows, não tem problema, se seguir a lógica desse artigo você vai conseguir fazer rodar em seu windows numa boa):
Baixe em https://dl.google.com/android/repository/sdk-tools-darwin-3859397.zip a versão que eu usei.
EXTRAIA o arquivo que vai gerar uma pasta chamada tools. Pegue esta pasta, copie-a, entre na pasta /Users/SEU_USUARIO/Library/Android/sdk, DELETE OU renomeie a pasta tools que existia e coloque a pasta tools nova (a que você baixou e extraiu do google).
Feito isto temos o básico do Android SDK, mas precisamos arrumar o java (e esse é pegadinha do malandro viu?).
Antes de passarmos para o java precisamos entrar na pasta
/Users/little_oak/Library/Android/sdk/tools/bin pelo terminal, sim, abra o TERMINAL DO MAC (shell) e vamos ter que digitar comandos, lets go?
cd /Users/little_oak/Library/Android/sdk/tools/bin
./sdkmanager “platform-tools
./sdkmanager “platforms;android-25”
./sdkmanager “build-tools;25.0.3”
Entenda que ali é ./ MESMO, estamos mandando rodar o binário que não faz parte de um path global do sistema (para poder rodar comandos se estar no caminho completo dele).
Passo 3 (step 3):
Resolvido o problema do SDK da GOOGLE, agora precisamos resolver o sdk da Oracle. De alguma maneira estranha a Unity em suas versões anteriores apresentava uma inconsistência com a TOOLS da google mais recente (isso está descrito no link abaixo):
https://unity3d.com/pt/unity/whats-new/unity-5.6.1#section-fixes
A Unity 2017+ por sua vez já suporta a tools nova, porém apresenta alguma inconsistência pra lá de estranha com o JDK mais recente, o que me fez usar um JDK mais velho. Para dar certo usei o JDK jdk1.8.0_151.jdk (pode baixar aqui: http://download.oracle.com/otn-pub/java/jdk/8u151-b12/e758a0de34e24606bca991d704f6dcbf/jdk-8u151-macosx-x64.dmg).
Assim que baixar instale normalmente. Terminada a instalação teremos alguns problemas para sanar, descrevo nos passos abaixo.
Passo 4 (step 4):
No OSX, o sistema bloqueia por padrão a leitura da pasta Library do usuário, sendo necessário dar permissões a esta pasta. Como segurança não é o quesito principal deste postei achei por bem mandar um 777 nela, logo precisamos rodar o comando abaixo:
sudo chmod 777 /Users/MEU_USUARIO/Library/
Feito isto agora podemos brincar na Unity.
Abra a Unity 2017+ e vá em UNITY -> PREFERENCES (imagem abaixo):
External TOOLS -> PROCURA PELA PARTE DE SDK E JDK.
EM SDK coloque: /Users/little_oak/Library/Android/sdk
EM JDK coloque: /Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk1.8.0_151.jdk/Contents/Home
No Windows os paths mudam, mas é bem mais fácil que no MAC.
Depois é só compilar :).
[…] A solução que a Unity manda utilizar-se é uma bem conhecida (eu fiz um how to recente sobre: http://www.littleoak.com.br/2018/01/03/how-to-install-support-to-android-sdk-unity-2017-java-develop…) […]