Bom, não vou delongar o texto aqui e tampouco encher linguiça com blá blá blá, como dev quer mesmo a parte de código ou de qualquer coisa adicional já irei postando logo abaixo. Antes que você se apresse esse é um pequeno post que coloca em prática algumas coisas que tenho aprendido em cima de Unity (e é bem passageiro, e o foco é 100% em mobile ( e games que deveriam rodar em pcs MUITO velhos ), logo podemos chamar esse post de part 1 🙂 :
1 – Tu quer mesmo usar NavMesh?
Pense e repense antes de usar, Waypoints podem ser uma alternativa muito mais leve dependendo do que você tem planejado,
Por mais que você deixe as coisas otmizadassas no navmesh o uso deles (bake e bla bla bla não colam, é pesadinho o danado!) pesa em plataformas mobile, então repense sem que for usar!
2 – Quer resolução de 10000k em um smartphone? SAI FORA!
Uma das coisas mais estranhas que o mundo mobile tem é isto, se você reduz a resolução do que você quer exibir controlando o canvas o resultado é um ganho de performance do tamanho do planeta terra (SIM, ISSO PROCEDE)!
3 – “Tudo em uma scene gigante”! SAI FORA!
Uma das coisas mais simples de se fazer para se ter ganho é ter várias scenes para uma scene gigante, é bem melhor deixar o player tendo em vista um “LOADING” que deixa tudo muito leve depois a não ter nada e muitíssimos objetos na ram escassa do device comendo tudo do device!
4 – Um bonus …
Um link muito interessante é o que vou postar abaixo, veja o link com carinho, valerá a pena :).
https://forum.unity.com/threads/unity-5-android-performance-tips.437695/