E ai galera, tudo na santa paz?
Tenho andado enrolado d+ com a faculdade, sem contar na falta de tempo e outras coisas a mais que não vêm ao caso.Hoje vou falar pra vocês sobre ITIL ou melhor, apenas um mizero grão de areia desse vasto e interessante assunto… ITIL é um assunto que conheci exatamente no final do ano passado ao conversar com um amigo da faculdade, não dei muita importância na época (não era meu foco). Até que no início desse ano mudei de curso na faculdade e me deparei com a metéria Governança de TI, que é a “Bíblia do ITIL“… mas vamos lá.
Mas Doooguinha o que diabos é esse ITIL?
ITIL é a abreviação de Library Infrastructure Tecnology Information que em português burro significa Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia de Informação criado pela OCG (Official Governance Commerce) na Inglaterra, e que nada mais é do que motodologias de governança de TI,inicialmente o foco da criação do ITIL, era o melhoramento dos serviços nos data centers britânicos. O ITIL prevê que os serviços de TI sejam/fiquem alinhados aos negócios, fazendo com que nos tornemos parceiros estratégicos das organizações… Consequentemente trazendo aproveitamento total dos recursos envolvidos nos processos e perda mínima de tempo, o que acarreta maior agregação de valor aos serviços de TI.
O ITIL está atualmente na versão 3 que por sua vez foi lançada em 2007 e possui exatamente 26 processos, estando esses processos divididos em 5 fases: Estratégias do Serviço, Desenho do Serviço, Transição do Serviço, Operação do Serviço e Melhoria do Serviço Continuada ou Melhoria Continuada do Serviço.
Em todos os processos/fases provê “regras”que se seguidas conforme designação descrita pelo OCG torna os serviços de tecnologia de informação mais eficientes e alinhados às políticas do negócio. Esse alinhamento dos processos de uma empresa às metodologias do ITIL faz com que agregue valor aos serviços de TI, além de uma melhoria no atendimento às requisições de serviço.
No ITIL aprendemos também como melhorar o relacionamento com os provedores de serviço, melhores práticas de organização, tem um tal de Banco de dados de problemas conhecidos, Gerenciamento de incidentes, gerenciamento de problemas…. isso só para citar alguns. No ITIL ficam muito bem definidas as tarefas de cada indivíduo dentro da organização, o ITIL é uma espécie de transição o nixo Operacional para setor Estratégico da empresa, como o grande professor Danilo diz: “O departamento de TI de uma organização deverá ser seu parceiro estratégico e agregar valor aos serviços de TI perante ao setor estratégico da organização” não com essas palavras mas foi o que entendi sobre o assunto das aulas em que o professor Danilo brilhantemente ministra na faculdade….
Você já resolveu várias vezes um mesmo problema dentro de uma organização? Sim galera, todos NÓS que trabalhamos sem uso das metodologias do ITIL, resolvemos um mesmo problemas várias e várias vezes sem nos dar conta do prejuízo o qual damos às empresas nas quais trabalhamos. Mas ai você diz, os problemas aqui são resolvidos em 5, 10 ou no máximo em 15 minutos, sim meu amigo…. mas imagina se você resolvesse um problema apenas 1 vez, e nas próximas vezes que o mesmo problema acontecer você gastar quase tempo nenhum pra resolvê-lo pois aquele incidente já estaria em um Banco de dados de problemas conhecidos? Sobraria muito mais tempo por exemplo pra estudar uma implantação crucial ao negócio, sobraria mais tempo pra estudar Linux, Soluções livres, integração de Sistemas Operacionais distintos ou até mesmo para melhor entender todos os processos do ITIL e assim tentar uma melhoria inividual/coletiva dos serviços de TI de sua equipe.
Pensem bem…. talvez uma certificação ITIL seja seu pontapé inicial para adentrar a uma grande corporação, grande empresas com certeza vão saber valorizar seu talento/conhecimento das metodologias ITIL, hoje em dia tudo é um grande diferencial no Mercado….
Meu intuito principal ao escrever esse artigo é simplesmente falar o que é e quais os benefícios do ITIL dentro de uma organização, na verdade somente falei dos pontos bons da implantação das metodologias ITIL dentro de uma empresa, não disse pontos ruins como por exemplo a resistência do operacional a se submeter a novas idéias, novos modos para se realizar uma mesma tarefa, ter que documentar muito bem todos os passos dentro da empresa, o medo do funcionário por exemplo de documentar os incidentes/problemas resolvidos com medo de que quando esse banco de problemas conhecidos fique bem alimentado a corporação poderá lhe mandar embora, esses são apenas alguns dos pontos chatos na implantação da metodologia ITIL nas empresas….. Penso que se não houver apoio INCONDICIONAL da topo da hierarquia da empresa, com certeza você sozinho não conseguirá implantar essa fantástica metodologia de melhoria dos serviços.
Bom galera, paro por aqui…. como disse isso aqui é um informativo bem básicão sobre ITIL e suas vantagens e pequenas desvantagens….. forte abraço e um agradecimento especial ao professor Danilo, que trata do assunto com muita responsabilidade e passando todos os macetes para que possamos nos certificar na certificação ITIL FUNDATION que é a porta de entrada para uma melhor qualidade na prestação de serviços de TI…. Fiquem com DEUS!!!!
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